Benefícios da acupuntura

No artigo de hoje você ira conferir os benefícios da acupuntura para a saúde e muito mais. Continue lendo e confira logo abaixo.

Acupuntura foto
Acupuntura ajuda no tratamento de inúmeras doenças (Foto divulgação)

A acupuntura é um tratamento que consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele. Ela surgiu na China e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. Na acupuntura são utilizadas agulhas, massagens, ventosas e até mesmo o calor proveniente da queima da moxa (erva Artemísia). Segundo a acupunturista Thais Pamplona, “a acupuntura busca interagir o corpo e a mente para gerar o equilíbrio físico e metal dos indivíduos. O método pretende restabelecer o equilíbrio da energia vital que circula pelos canais energéticos do corpo, que são chamados meridianos”.

Para que serve a acupuntura

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde – a acupuntura é indicada para doenças do trato respiratório, doenças oftalmológicas, sinusite e rinite aguda, asma brônquica, soluços, conjuntivite aguda, constipação, distúrbios menstruais, ansiedade, insônia, dentre outras na ginecologia, na estética, nos distúrbios gastrointestinais, distúrbios neurológicos e ortopédicos e também na psiquiatria.

Além disso, este tipo de terapia serve para a recuperação do organismo através da indução de processos de regeneração e normalização das funções alteradas e também para reforçar o sistema imunológico, bem como no controle de diversas dores.

Benefícios da Acupuntura

A acupuntura possui vários benefícios e possui um aproveitamento eficaz no tratamento de várias doenças e em sintomas como enxaquecas, gastrites, labirintite e outros. Abaixo veja mais benefícios que a acupuntura traz para o organismo.

Benefícios da acupuntura
Acupuntura ajuda a emagrecer (Foto divulgação)
  • Redução do estresse, pois ajuda a aliviar a tensão e atingir um melhor estado emocional. Segundo o Dr. Flávio Hashimoto a induz a produção de hormônios anti-estressantes;
  • Controle da dor e dos espasmos musculares;
  • Regulação dos batimentos cardíacos e da pressão arterial;
  • Controle do peso, pois ela atua no emagrecimento, mas o indivíduo é tratado também com desintoxicação alimentar, equilíbrio alimentar e fitoterapia aliadas à acupuntura;
  • Estabilização do sistema imunológico;
  • Rejuvenescimento da pele;
  • Aumento da vitalidade e da energia;
  • Diminuição de problemas hormonais;
  • Diminui a necessidade de usar remédios;
  • Suaviza estrias e celulites;
  • Auxilia no tratamento de vícios como o fumo, o álcool e as drogas;


Como se percebe, são muitos benefícios da acupuntura e nenhuma contraindicação. É importante também informar que a acupuntura é utilizada não apenas no tratamento das doenças citadas, mas também na prevenção de outras doenças.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados