O que significa TPM


No artigo de hoje você ira saber oque significa TPM, quais as suas causas e como alivia-la. Confira logo abaixo.

O que significa TPM
A TPM é um período muito complicado tanto para mulher como para o homem (Foto divulgação)

A maioria das mulheres sabe o que essa sigla significa e principalmente sabe como os seus efeitos são “doloroso”. A TPM – Tensão pré-menstrual – ataca 75% das mulheres em todo o mundo e é motivo de muita reclamação, inclusive dos homens que precisam conviver com o estresse que a TPM causa nas mulheres.

O que significa TPM?

TPM é a abreviatura de “tensão pré-menstrual” e está relacionada ao conjunto de sintomas (tanto físicos como psicológicos) apresentados pelas mulheres no período que antecede à menstruação. Os sintomas e a gravidade deles pode variar de mulher para mulher, mas os sintomas mais comuns são dores de cabeças, cólicas, sensibilidade nas mamas, irritação, dores pelo corpo e até mesmo náuseas.

O que causa a TPM

Os cientistas não sabem o que causa a TPM. O que existem são suposições, mas há um consenso de que a alimentação é uma das possíveis causas do agravamento da TPM. Além dela existem outros fatores como genética, mudanças hormonais, fatores emocionais e psicológicos, dentre outros.


Demonstração de amor e carinho
Demonstração de amor e carinho pode ajudar a aliviar os sintomas (Foto divulgação)

Fatores que ajudam a aliviar a TPM

Toda mulher quer saber como se livrar da TPM e para isso as dicas apresentadas abaixo são muito úteis. São alternativas que vão desde a mudança na alimentação à prática de exercícios físicos.

  • Uma alimentação saudável ajuda no controle da TPM e a nutricionista Andréia Neves recomenda o consumo de alimentos banana, feijão, castanhas, enfim, alimentos que ajudam na produção de serotonina; também é importante consumir vegetais, que são alimentos ricos em ácido fólico. 
  • Pratique atividades físicas, pois elas ajudam a diminuir as cólicas fortes. Segundo especialistas, isso ocorre porque a atividade física produz endorfinas, que tem ação analgésica. Além disso, elas ativam a circulação sanguínea.

A TPM é o terror das mulheres, isso e verdade. Mas pode ser controlada com uma mudança de hábitos, seja no modo de se alimentar ou de se exercitar. O que não pode é deixar que os sintomas dessa tensão prejudique as relações e cause ainda mais dores (físicas e emocionais). É muito importante adotar as medidas sugeridas e, claro, procurar um médico. Com certeza ele irá sugerir hábitos e se necessário remédios que ajudem a aliviar a tão temida TPM.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados