Qual a importância da atividade física


No artigo de hoje você ira saber qual a importância da atividade física, seus benefícios para saúde e também às consequências do sedentarismo. Confira logo abaixo!

 importância da atividade física
Viva com qualidade pratique atividade física (Foto divulgação)
Todos os especialistas da saúde concordam que a atividade física é fundamental para uma vida mais saudável. Ela contribui com a prevenção de doenças e evita o sedentarismo, que tem sido considerado o mal do século XXI. Além disso, a atividade física garante longevidade ao seu praticante e ajuda a combater o estresse promovendo sensação de bem-estar.

Benefícios da Atividade Física

São muitos os benefícios da atividade física. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde – a atividade física ajuda a reduzir os riscos de depressão, de diabetes tipo II, câncer do colón do útero e também reduz o risco de mortes prematuras. Abaixo alguns benefícios da atividade física:
  • Previne várias doenças como diabetes, osteoporose, hipertensão;
  • Reduz dores, obesidade, a incidência de fadiga e melhora a postura corporal;
  • Ajuda a melhorar a autoestima, o sistema imunológico, o sono, o desempenho do organismo e também ajuda na recuperação de doenças e tratamentos médicos;
  • Melhora a capacidade pulmonar, tornando a respiração mais eficiente;
  • Melhora o funcionamento do coração, evitando doenças como angina, enfarto, insuficiência e outras;

foto impotancia da  Atividade física na terceira idade
Atividade física ajuda a manter a qualidade de vida na terceira idade (Foto divulgação)
Veja tambem: Benefícios da atividade física no organismo

Sedentarismo: falta de atividade física

Ao falar de atividade física e de seus benefícios, nada mais natural do que falar da falta dela, ou seja, do sedentarismo. Isso porque a falta de atividade física causa sérios problemas para a saúde. É importante saber o que é o sedentarismo, quais as formas de evita-lo e os malefícios que ele causa à saúde.

Segundo a OMS, para ser considerado ativo a pessoa precisa de pelo menos 30 minutos diários de atividade física. E isso não se restringe apenas à atividades esportivas. Qualquer atividade que gere queima de calorias é considerado atividade física. Portanto, caminhadas, exercícios laborais, serviços domésticos, são exemplos de atividades que fazem com o que o indivíduo previna o sedentarismo.

foto Sedentarismo
Não praticar atividade física pode causar grandes danos a  saúde (Foto divulgação)

Consequências do sedentarismo

O sedentarismo é a falta de atividade física. Ele é o responsável por várias doenças e infelizmente está presente em grande parte da humanidade. Abaixo algumas consequências do sedentarismo:
  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Incidência de problemas cardíacos;
  • Aumenta os níveis de LDL , que é o colesterol ruim;
Enfim, são muitos os problemas ocasionados pela falta de atividade física, por isso é importante implementá-la ao dia-a-dia.

1 comentários:

Anônimo disse...

muito obriegadddddddddduuuuuuuuuuuuuu adorei bbbbbbbb

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados