Pilates benefícios para o corpo

No artigo de hoje você ira conferir os benefícios do Pilates para o corpo e também os cuidados que deve ter antes de praticar. Continue lendo e confira logo abaixo. 

Pilates
(Foto divulgação)
O Pilates consiste em exercícios de alongamento que utiliza o peso do corpo para executar certos movimentos. Ele surgiu em 1920 e foi desenvolvido por Joseph Pilates. Os exercícios associam conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, Stretching, Fisioball e outras. O Pilates aplica exercícios leves, mas eficazes. Além disso são poucas repetições e ausência de desgaste físico. Ele foi desenvolvido para fortalecer, alongar e equilibrar o corpo sem causar riscos à saúde, principalmente das articulações. 

Pilates benefícios para o corpo 

O Pilates é uma atividade física benéfica para todas as idades e promove inúmeros benefícios para a saúde em quem o pratica. Veja abaixo alguns deles: 

  1.  Aumenta a resistência física e mental; 
  2. Melhora a coordenação motora; 
  3.  Promove a saúde das articulações; 
  4. Alivia dores musculares; 
  5. Ajuda a melhorar a respiração e a flexibilidade; 
  6. Previne contra a osteoporose; 
  7. Promove relaxamento, o bem-estar e eleva a autoestima; 
  8. Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática; 
  9. Melhora a postura e a resistência muscular; 
  10. Expande a consciência corporal; 
  11.  Ajuda no controle de peso; 
  12. Fortalece os músculos abdominais; 
Veja também: Pilates emagrece 

Pilates benefícios para o corpo
(Foto divulgação)

Cuidados ao praticar Pilates 

O Pilates tem sido muito divulgado pela mídia, principalmente pelos seus benefícios. A procura por profissionais e academias de ginásticas aumenta a cada dia, porém, alguns cuidados devem ser observados para que o Pilates não traga prejuízos para o organismo. Um desses cuidados é verificar se o estabelecimento possui a estrutura adequada, turmas pequenas e principalmente verificar se o profissional responsável pelos exercícios é devidamente habilitado. 

Quem pode praticar Pilates 

O Pilates é recomendado para pessoas de todas as idades. Nos jovens ele ajuda no crescimento, fazendo com que a postura não sofra grandes prejuízos. Sendo assim, evita cifoses e escolioses que são muito comuns nessa idade. O Pilates também é recomendado para as gestantes, mas o médico deve liberar os exercícios. Os idosos também podem fazer Pilates e os benefícios da atividade são muito importantes para a promoção da qualidade de vida desses idosos, além de prevenir a osteoporose, proteger a estrutura óssea e aliviar dores nas articulações. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados