Quais os benefícios da caminhada


foto caminhada
(Foto divulgação)
A caminhada é um exercício que, além de ser fácil de fazer, promove vários benefícios para a saúde de quem pratica. Outro fator que beneficia a caminhada é não ter restrições de idade e o custo, que é quase zero. Abaixo veja os principais benefícios da caminhada e como cada um deles atua no organismo humano

1. Melhora a respiração, deixando o pulmão mais eficiente. A caminhada faz com que as trocas gasosas sejam mais frequentes, fazendo com que uma maior quantidade de impurezas saia do pulmão. 

2. Previne a osteoporose. A caminhada faz com que os movimentos do corpo produza uma maior quantidade de impulsos elétricos e eles facilitam a absorção de cálcio deixando os ossos mais resistentes. 

3. Melhora a circulação sanguínea, causando uma maior expansão dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e diminuindo a pressão arterial. Além disso, um estudo da USP de Ribeirão Preto afirma que caminhar por até 40 minutos reduz a pressão arterial por até 24 horas após a atividade. 

4. Diminui os riscos de depressão. Caminhar libera uma substância chama endorfina, que é um hormônio produzido pela glândula hipófise e é responsável pela sensação de prazer e também de relaxamento.

Quais os benefícios da caminhada
Caminhe com um amigo, ira ser muito mais divertido(Foto divulgação)

5. Promove bem estar e eleva a autoestima. A caminhada melhora a saúde emocional e mental do seu praticante, principalmente se for feita em áreas abertas e verdes. Segundo um estudo feito pela Universidade de Essex, do Reino Unido, pessoas que praticam atividades como a caminha aumentam o bom humor e possuem mais qualidade de vida. 

6. Combate a obesidade e ajuda a manter o peso. E outro benefício é que caminha emagrece, afinal, o corpo tem um maior gasto energético e isso causa a queima de gorduras localizadas. Veja também: Caminhada emagrece 

7. Auxilia no controle de doenças como a diabetes e também controla os níveis de HDL, que é o colesterol ruim. 

8. Melhora o sono e diminui a sonolência. A caminhada faz com que o corpo produza adrenalina, que uma substância estimulante. Ela dá mais disposição ao corpo durante o dia e à noite, graças ao gasto de energia, faz com que o corpo adormeça mais rapidamente. 

Como você pode conferir acima quais são benefícios da caminhada, não deixe de praticar essa excelente atividade física.

1 comentários:

Anônimo disse...

legal

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados