Alongamento muscular benefícios

Mulher alongamento
Alongamento quando bem feito previne diversas lesões musculares 

Fazer atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde. Seja qual for à atividade escolhida é importante ficar atento para a prática correta para que não cause prejuízos. E antes dessas atividades é sempre recomendado o alongamento para que o corpo se prepare para os exercícios. Ele pode ser feito por pessoas de todas as idades, mas sempre respeitando o limite muscular de cada um. Porém, consultar a opinião de um especialista é sempre recomendado, principalmente para pessoas portadoras de doenças ósseas e musculares. 



Neste artigo vamos falar sobre o alongamento muscular, que é uma atividade cheia de benefícios para o organismo e que é composto por vários exercícios que trabalham a musculatura e a postura corporal ao longo da coluna (cervical, torácica e lombar). 

Benefícios do alongamento muscular 

Além de preparar o corpo para as atividades físicas, o alongamento é um exercício que mantém o corpo saudável e previne muitas doenças. Veja abaixo seus principais benefícios. 

  1.  Reduz o risco de lesões; 
  2.  Melhor a capacidade respiratória e aumenta a oxigenação do sangue; 
  3.  Reduz as dores musculares; 
  4.  Melhora a circulação sanguínea; 
  5. Aumenta a oxigenação do cérebro; 
  6. Melhora a postura corporal; 
  7. Aumenta a concentração; 
  8.  Diminui os efeitos da dismenorreia 

Além dos benefícios físicos, o alongamento muscular alivia a tensão, combate o estresse, dá sensação de relaxamento e promove mais qualidade de vida para quem o pratica. 

Alongamento muscular: cuidados 
alongamento_interna

Alongar faz bem, mas requer certos cuidados. Para segurança, o alongamento deve ser feito de forma leve e sem forçar as articulações. Veja alguns cuidados importantes que devem ser tomados: 

  1.  Evite a pressa! Fazer os exercícios de forma apressada pode causar lesões; 
  2.  Mantenha uma boa postura; 
  3. Durante cada exercício mantenha-se por no mínimo 15 segundos; 
  4.  Evite movimentos que causem dor e abruptos; 
  5.  Não prenda a respiração enquanto alonga; 


Importância do alongamento 

Segundo especialistas, alongar é importante porque reduz o risco de lesões e prepara o corpo para a atividade física. Mas além disso, o alongamento é recomendado também para ser feito ao acordar para dar mais disposição durante o dia. No final do dia também é bom fazer um alongamento, pois alivia as tensões e permite que o corpo relaxe mais durante o sono. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados