TPM sintomas e tratamento

tpm sintomas

A tensão pré-menstrual, mais conhecida como TPM, é um conjuntos de sintomas que ocorrem durante o ciclo menstrual da mulher. Esses sintomas são de ordem tanto física como psicológica, podendo ocasionar desde leves alterações de humor até outros mais graves, prejudicando a qualidade da vida tanto da mulher quanto de quem convive com ela. A causa da TPM ainda não é cientificamente conhecida. 

Sintomas da TPM

Os sintomas da tpm estão relacionados com as alterações hormonais da hipófise e dos ovários no período pré-mestrual. Nem todas as mulheres têm os mesmos sintomas e sua intensidade varia de mulher para mulher. Os sintomas mais comuns são: 

  1.  Cansaço; 
  2.  Irritação; 
  3. Ansiedade; 
  4. Maior sensibilidade; 
  5. Acne; 
  6. Tristeza - depressão; 
  7. Vontade de chorar com frequência; 
  8. Nervosismo; 
  9. Cólicas; 
  10.  Dor de cabeça; 
TPM: Tratamento 

 Foto Mulher com tpmPrimeiramente procure um ginecologista para iniciar seu tratamento. Existem muitas dicas de tratamento para amenizar a tpm, mas se os sintomas forem muito intensos, não deixe de consultar a opinião de um especialista. 

Tratar a tpm é a melhor maneira de se livrar dos terríveis sintomas que ela causa. Mesmo que o tratamento não faça eles desaparecerem, já causa um alívio bem considerável. 

Segundo alguns especialistas, o uso de vitamina B6, vitamina E, cálcio e magnésio, são eficazes no tratamento da tpm. Porém, essas deduções não são cientificamente comprovadas, pois quando se trata da tensão pré-mesntrual, cada caso é um caso. A maioria dos médicos receitam contraceptivos orais e em alguns casos funcionam. Além deles, são receitados antiinflamatórios, antidepressivos, diuréticos e até mesmo implantes hormonais. Isso acontece porque, como já foi dito, cada caso é único e é preciso conhecer os sintomas para saber qual tratamento deve ser aplicado. 

Alimentação e TPM 


Alguns nutricionistas concordam que a maioria dos sintomas da TPM têm relação com os nutrientes presentes na alimentação. Sendo assim, recomendam que para alívios desses sintomas seja feita uma reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Tatiana Ogheri, sintomas como nervosismo, irritação e depressão são causados pela falta de cálcio e vitamina B6 no organismo dias antes da menstrução. A nutricionista recomenda o consumo de alimentos ricos vitamina B6 (carnes, banana, batata, grãos integrais, lentilha), em cálcio (leite, preferencialmente desnatado, iorgute, queijo), alimentos ricos em fibras (frutas, legumes e verduras). Devem ser evitados alimentos gordurosos, refrigerantes e frituras. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados