Azeitona benefícios e quantidades de calorias

 Azeitona
100g de azeitona contem cerca de 137(Kcal)
Apesar de todos a verem como vilã, pelo sua quantidade de gordura, a azeitona finalmente está sendo reconhecida como um bom alimento, pois sua gordura é poli-insaturada e ajuda a evitar o entupimento das artérias. A azeitona também possui ácidos graxos que possuem a finalidade de controlar os níveis de colesterol no sangue. Elas podem ser verdes e pretas, mas a diferença calórica entre as duas é pequena. Já os nutrientes são os mesmos. Como se vê, ela não é nenhuma vilã, basta que seja consumida com moderação. 

Benefícios da azeitona 

A azeitona previne doenças do coração como o infarto, previne derrames e também aterosclerose. Ela não possui colesterol e esse é um dos seus maiores benefícios. Veja outros benefícios que a azeitona possui. 
  •  Ajuda na saúde dos olhos, pois é rica em vitamina A. Essa vitamina também proporciona alívio para problemas respiratório e o fortalecimento do sistema imunológico; 
  • Possui vitamina E, que previne problemas cardiovasculares e o envelhecimento precoce; 
  • Possui fósforo, importante no fortalecimento dos ossos. Além disso, ajuda na absorção de cálcio pelo organismo; 
  • É rica em fibras, que combatem a prisão de ventre e ajuda na prevenção de gastrites e úlceras; 
  • Tem ação anti-inflamatória, além de ajudar no tratamento da asma, osteoartrite e artrite reumatoide;
  • Protege contra os radicais livres, porque possui vitamina E, que é antioxidante; 
  • Contém 50% de água em sua composição e isso ajuda no equilíbrio hídrico do organismo; 
  •  Não engorda. Apesar do que todo mundo fala, a azeita possui menos calorias do que muitos alimentos que se consume por aí; 
Além de todos esses benefícios, a azeitona também é rica em potássio, que é muito útil na prevenção de câimbras e ainda é fundamental na hidratação dos cabelos. Mas cuidado com os exageros. Tudo demais causa prejuízos à saúde. 

Além disso, não devem ser consumidas em muita quantidade por pessoas que estão acima do peso. Neste caso devem ser consumidas apenas com orientação nutricional. Também não é recomendado o consumo por pessoas que possuem hipertensão arterial, pois 44 gramas possuem cerca de 380 mg de sódio. Segundo a nutricionista Jaqueline Dias Fernandes, “não convém comer azeitonas em excesso apenas como aperitivos ou entradas”.

1 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhoso os assuntos abordados.

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados