Como corrigir a postura

costas

A má postura é uma das maiores causas de problemas de coluna entre pessoas de todas as idades. Hábitos inadequados do dia-a-dia acarretam dores musculares e nas costas. A melhor forma de prevenir e combater este mal é mudando os hábitos e seguindo algumas dicas para corrigir a postura, como por exemplo evitar sobrecarregar a coluna com mochilas e bolsas pesadas. Essa dica vale principalmente para as crianças que, desde cedo, carregam muitos livros e acabam tendo sérios problemas de postura. 

Dicas para corrigir a postura 
postura correta

  1.  Ao realizar atividades domésticas, evite inclinar totalmente o tronco. Sempre que precisar fazer movimentos como fazer a cama ou trabalhar em alguma superfície mais baixa, evite ficar inclinado. Prefira flexionar os joelhos para abaixar, ao invés de se inclinar; 
  2. Ao ficar agachado por muito tempo, mantenha sempre as costas eretas e os joelhos flexionados. O ideal mesmo é utilizar um banco e sentar; 
  3. Para caminhar o recomendado é manter a coluna reta e o abdômen contraído. Lembre-se também de utilizar sempre calçados adequados para cada tipo de caminhada e evite saltos muito altos (no caso das mulheres); 
  4. Sente-se com os pés bem apoiados no chão e, caso eles não alcancem o chão, utilize um apoio apropriado. Evite curvar as costas e mantenha os joelhos flexionados em 90°. 
  5. Quando for carregar bolsas e mochilas nas costas, elas devem estar penduradas nas costas e não em apenas um ombro. Essa é uma das maiores causas de problemas de postura, portanto, fique bem atento. 
  6. Na hora de dormir também devem ser tomados alguns cuidados. Deite-se de barriga para cima, pois segundo especialistas, essa é a posição ideal. Caso não seja possível, dormir “de lado” também é aceitável, mas neste caso utilize um travesseiro entre os joelhos e mantenha-os flexionados. 
Consequências da má postura 

Umas das consequências mais comuns da má postura é a dor nas costas. Infelizmente a maioria das pessoas sofrem desse mal, pois cometem erros na hora sentar, caminhar, trabalhar e carregar pesos. Outras consequências da má postura são as lesões nas articulações e na musculatura, dores de cabeça e curvaturas na coluna como a hiperlordose, a escoliose e a hipercifose. Como se percebe são consequências que causam muito incômodo. Portanto, vale a pena pensar bem e seguir as dicas apresentadas, afinal, uma boa postura é até visivelmente mais agradável.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados