Tipos de carboidratos

Tipos de carboidratos

Para ter uma alimentação correta é muito importante conhecer os tipos de alimentos e suas funções. Este artigo traz informações sobre os carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo. Eles são substratos energéticos utilizados para a contração muscular durante a prática de exercícios físicos. Além disso, são fontes de energia muito utilizadas pelo cérebro. Veja abaixo quais os tipos de carboidratos e saiba qual a importância deles para a saúde. 

O que são carboidratos? 

Os carboidratos possuem um papel muito importante no organismo humano. Como já foi dito, ele é a principal fonte de energia do corpo, sendo responsável por até 60% das calorias consumidas durante o dia, ou seja, são a base da pirâmide alimentar. Eles podem ser simples e complexos, de acordo com o grau de absorção de cada um. Mas lembre que, apesar de ser essencial na alimentação, o carboidrato não deve ser consumido demasiadamente. Isso pode causar aumento de peso e outras complicações. 

Conheça o Tipo de carboidrato simples 

Conhecidos como os açúcares e conhecidos por seu alto índice glicêmico, este tipo de carboidrato está presente em doces e açucares, mas também pode ser encontrado em frutas, em hortaliças e no leite. Eles podem ser monossacarídeos (sendo a glicose, a frutose e a galactose os mais conhecidos) e dissacarídeos, que são a combinação de monossacarídeos (maltose, sacarose e lactose). Porém, eles não são considerados tão bons! Segundo os especialistas, o que faz com que eles sejam “maus” é sua rápida digestão e isso faz com que a sensação de saciedade passe rápido. Os carboidratos simples são os refrigerantes, o arroz branco, pão branco, doces e outros alimentos processados. 

Conheça o Tipo de Carboidrato Complexos 

Esse tipo de carboidrato já possui uma digestão mais lenta, ou seja, são sensação de saciedade por mais tempo. Devemos consumir este tipo de carboidrato com mais frequência e em maior quantidade, pois melhoram o funcionamento do organismo, regulam a liberação de insulina e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos. Eles são ricos em amido, celulose, glicogênio e fibras alimentares e seus principais exemplos são as frutas, a aveia, a granola, a batata doce, a mandioca, além do milho, do trigo e outros. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados