Colágeno para que serve

Colágeno

Novos suplementos alimentares, técnicas de estética e promessas em cosmético surgem a cada dia, a maioria prometendo manter a pele sempre jovem, linda e sem marcas de expressão ou rugas. Fato é que a idade chega para todos e com o tempo a pele vai ficando flácida, os sinais do tempo aparecem inclusive nos ossos e na cartilagem. E quando o assunto são rugas e pele flácida o colágeno é a primeira palavra a aparecer, e com razão afinal ele é um grande responsável pela firmeza e elasticidade da pele.

Para que serve o colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo corpo humano, suas fibras são responsáveis por manter as células da pele, cartilagem, ossos, ligamentos, tendões, artérias unidos. Ou seja, são as fibras desta proteína que literalmente sustentam a pele. Conforme os anos vão passando, principalmente depois dos 30 anos de idade a produção de colágeno começa a cair, uma perda de 1% ao ano. Quando as pessoas passam dos 50 anos a produção começa a ser entorno de 35% do que é necessário para manter pele e cartilagens em dia.

Suplementos a base de colágeno estão cada vez mais populares 
É quando esta produção de colágeno começa a cair que as rugas, marcas de expressão começam a aparecer no rosto e no corpo. E o fato das mulheres se preocuparem mais com a falta de colágeno não é apenas vaidade, naturalmente elas produzem menos colágeno que o homem o que com o tempo apenas piora. Manter os níveis de colágeno no corpo vai além de uma questão de vaidade para manter a pele menos flácida e livre de rugas, sem o colágeno os ossos e a cartilagem começam a ficar mais frágeis.

Por isso manter uma dieta balanceada com alimentos ricos em colágeno ajuda a manter a pele mais bonita e a saúde em dia. Alimentos de proteína magra como peito de frango e iogurte natural são ótimas fontes de colágeno. Os suplementos com colágeno tem sido amplamente utilizados e servem para ajudar a aumentar a produção de colágeno no corpo. Este suplemento chamado de colágeno hidrolisado é encontrado em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados. Os médicos recomendam um consumo diário de 10mg de colágeno para adultos. O consumo excessivo de colágeno deve ser bem observado por pessoas com tendência a queloídes, por isso antes de tomar suplementos alimentares é importante consultar um médico.

Agora que você sabe para que serve o colágeno não deixe de consumi-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados