Coluna vertebral e desvios de postura



desvio de postura
Desvios de postura são cada vez mais comuns 
É graças a coluna vertebral que o homem consegue andar e desempenhar todas as funções que o fez chegar a evolução. Ela sustenta o corpo e oferece mobilidade, uma peça chave para os seres humanos. Apesar da sua importância as pessoas não dão o devido valor, e apenas quando as dores nas costas aparecem é que ela é lembrada. Os desvios de postura são cada vez mais comum causada em grande parte a má postura. Sentar na frente da TV com a coluna errada, fazer atividades físicas sem estar ereto, e sentar na frente do computador sempre curvado para frente são fatores que contribuem para o desvio da coluna. 

A coluna por si só possui curvaturas naturais, quando estas curvas sofrem desvios além do que é natural outros membros e articulações também podem ser afetados como braços, pernas, pescoço, quadris, pés. Alguns desvios são os mais comuns e possuem todos tratamentos, onde a reeducação postural é primordial. 

Desvios de postura 

Lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose, são os desvios de postura mais comuns e existentes. Iniciando pela escoliose que é o tipo de desvio mais frequente, ela é caracterizada pela curvatura lateral da coluna onde ela acaba formando uma espécie de “S”. Seu grau de gravidade depende do ângulo de curvatura e tem fatores como idade e genética como influência. Costuma aparecer na adolescência quando o corpo cresce mais rápido. O tratamento consiste em fisioterapia e tratamento clínico. Apenas nos casos mais sérios em que a curvatura causa dores constantes pode ser necessário cirurgia para colocar as vértebras no lugar. Grande parte dos quadros de escoliose aparecem devido a má postura corporal. 

Artigo recomendado: Tipos de cirurgia de coluna 

A lordose lombar é quando ocorre um desvio de postura na região lombar (parte baixa da coluna próxima ao quadril), e a coluna curva para frente. A pessoa fica com a aparência de bumbum empinado e o estomago acaba sendo direcionado mais para frente. Praticas como ficar de pé por muito tempo podem acentuar o quadro. A cifose dorsal é a curvatura que acontece na região da coluna próxima a nuca e ombros, dando o aspecto de “corcunda”. Assim como a escoliose o tratamento destes desvios de postura consiste em fisioterapia, RPG e uma reeducação postural. O simples fato de saber sentar corretamente já é um grande alivio para a coluna. 





0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados