Desvio na coluna tem cura?



Desvios  coluna
Desvios na coluna pode causar dores com o passar do tempo 
A coluna vertebral é sem dúvidas um dos elementos mais importantes ao corpo humano. Ela oferece a sustentação de órgãos e articulações, promove a locomoção e resguarda a medula. Infelizmente ela não está livre de problemas de saúde, muitos deles de caráter físico. O desvio na coluna é um dos mais preocupantes e mais comuns de acontecer, podendo causar dores. Existem tipos diferentes de desvios, muitos deles imperceptíveis. A coluna por si só não é um órgão ereto, mas sim com diversas curvas, o problema é quando uma dessas curvas acaba se acentuando ocasionando o desvio. As causas do desvio podem ser desde má postura a fatores genéticos, de idade, entre outro. 

Tratamento desvio na coluna 

Desvio na coluna tem cura sim, cada tipo de desvio de coluna pede um tratamento diferente, mas todos são tratáveis. Apenas nos casos mais graves e em ultima estância pode ser necessário recorrer para cirurgia. Entre os principais desvios estão a escoliose; cifose, lordose. 

escoliose
coluna com escoliose - (Foto divulgação)
A escoliose é o desvio mais comum, a coluna com este problema acaba formando uma curvatura em S. Ela aparece devido à má postura ou problemas genéticos, crianças e adolescentes podem apresentar com mais frequência este problema. Inicialmente não apresenta dores por isso muitas pessoas possuem este desvio e não percebem. É preciso fazer um acompanhamento médico, sessões de fisioterapia, RPG e passar a sentar e andar com a postura correta colocam as vértebras no lugar aos poucos. Nos casos mais graves é preciso cirurgia ou o uso de um colete corretor. 

Artigo recomendado: Tipos de cirurgia de coluna 

 cifose
coluna com cifose - (Foto divulgação)
A cifose é o arqueamento da coluna, um desvio que aparece na região próxima a nuca e ombros. É popularmente chamada de corcunda. O tratamento consiste em fisioterapia, RPG e reeducação postural. 



 lordose
coluna com lordose - (Foto divulgação)
Já a lordose é o desvio de coluna que muitas vezes deixa a impressão que a pessoa empina o bumbum. A lordose é o desvio da coluna que aparece na região lombar, a coluna é desviada para frente. O abdômen acaba ficando projetado para frente. Quanto mais esforço a coluna faz na curva errada maior o desvio fica e os problemas aumentam. O tratamento clínico é sempre o mais ideal e o que corrige estes desvios. As cirurgias são feitas em casos críticos onde não houve resultados com o tratamento de fisioterapia ou RPG. 



0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados