Dor na coluna lombar o que fazer?

dor lombar
 Alongamentos e exercícios ajudam a prevenir dor lombar 
A lombalgia é o tipo de dor nas costas mais frequente, caracterizada por aparecer na região lombar localizada no final da coluna próximo a bacia. Quem sente ou já sentiu dores nas costas sabe o incomodo e desconforto que ela causa, é como se nenhuma posição em que se fica fosse suficiente e se mexer é quase um sacrifício. A dor lombar é chamada popularmente de dor nas costas e pelos mais velhos de “dor nos quartos”. Este tipo de dor pode ser causada por inúmeros fatores e não precisa estar atrelada necessariamente a alguma doença. Nos casos mais leves a causa está na má postura corporal, no caso de dor lombar aguda o motivo pode estar em uma hérnia de disco ou algum problema mais complexo relacionado à coluna. 

A lombalgia pode irradiar para outros membros, neste caso para as pernas. A coluna é responsável por sustentar o corpo e possibilitar a mobilidade, e não está livre de doenças. Quando se diz que a dor lombar é causa por uma má postura significa que a pessoa se posicionou mal na hora de sentar, de pegar algum objeto, de se abaixar. Quando este é o motivo é mais fácil para a dor lombar passar. Já nos casos mais sérios a dor lombar pode ser causada por uma hérnia de disco, infecção, inflamação, entre outros. Dessa forma a dor lombar é dividida em aguda e crônica, sendo aguda no caso de má postura e crônica quando está atrelada a outros problemas. A dor em sua forma crônica costuma ser pior e mais grave. 

O que fazer com a dor na lombar 

Quem sente dor lombar não precisa se desesperar em um primeiro momento, o primeiro passo neste caso é ficar de repouso na cama e não fazer nenhum exercício ou esforço físico. Na hora de deitar é recomendável ficar na posição fetal, onde se deita de lado com as pernas encolhidas. Mesmo que realiza tratamentos como fisioterapia ou RPG deve cessar no momento da dor aguda. Procure um médico para receitar analgésicos ou anti-inflamatórios que aliviem a dor lombar. Nos casos mais leves a dor passa em questão de dias. Para os casos crônicos é preciso procurar um ortopedista para dar inicio a um tratamento clinico. Cirurgias apenas são realizadas em casos graves quando a dor na lombar está atrelada a fatores como a hérnia de disco. 

gelol
O gelol pode ajudar a aliviar as dores nas costa
Não deixe a dor ficar mais forte para procurar um médico. Para evitar problemas na lombar procure sempre fazer alongamentos e se aquecer antes de atividades físicas ou esforços. Alongamentos podem ser feitos na hora de acordar e antes de dormir, ajudam a aliviar a tensão e aumentam a força da sustentação lombar. Quem faz academia deve estar atento para fazer todos os exercícios com a postura certa. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados