Alimentos sem glúten

No artigo de hoje você ira saber como encontrar alimentos sem glúten. Confira isso e muito mais logo abaixo!
SEM GLUTEN

O que é o glúten?

O glúten é um tipo de proteína que em sua composição possui as proteínas gliadina e glutenina. Essas proteínas encontram-se naturalmente em sementes de muitos cereais, dentre eles estão o trigo, a cevada, a aveia, o centeio, etc.

Qualquer alimento, produto ou receita que possuir algum desses alimentos terá em sua composição o glúten. 

Alimentos sem glúten

Hoje em dia é muito fácil encontrar nas embalagens de alimentos a informação “com” ou “sem glúten”, essas informações são necessárias porque algumas pessoas possuem a doença celíaca. Essa doença consiste na intolerância ou hipersensibilidade ao glúten e por isso essas pessoas precisam evitar ingerir o glúten na sua alimentação.

Alimentos com glúten

O glúten é encontrado no endosperma dos grãos de amido. Ele possui uma grande capacidade de absorção da água e essa característica somada a sua viscosidade fazem com que as massas feitas com a farinha se tornem aptas para a panificação. 

O glúten é encontrado no trigo, na aveia, na cevada, no malte, no centeio. Assim como, em alimentos produzidos a partir desses cereais, ou seja, pães, bolachas, biscoitos, macarrão e etc.

Para retirar este alimentos da dieta é preciso substituí-los por outros alimentos que continuem garantindo a ingestão de carboidratos. A maioria desses alimentos é muito fácil de encontrar, são eles: o arroz, o feijão, a batata, a mandioca, o cará, o inhame, a araruta, o trigo serraceno, as carnes, produtos lácteos magros, óleos, arroz integral, soja, lentilha, ervilha, tremoço, amaranto, quinoa, nozes, etc. Além de frutas, verduras e legumes que são muito importantes para ajudar a manter o equilíbrio alimentar.

A substituição de alimentos que contenham glúten também pode ser feita através do consumo dos mesmos alimentos, porém é preciso verificar nas embalagens se existe a informação “sem glúten”.

Alimentos com glúten e dietas para emagrecer

Muitas pessoas acreditam que alimentos sem glúten ajudarão na perda de peso. Isto é um erro, pois a eliminação do glúten na composição não elimina as calorias que o alimento possui. Portanto as chances de engordar se alimentando assim, continuam. 

O certo é optar por alimentos com teor mais baixo de calorias.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados