Azeitona engorda?

Azeitona
Azeitona engorda?

Apesar de apresentar nutrientes que colaboram para o organismo, a azeitona não é indicada para pessoas que sofrem com excesso de peso, devido ao seu valor calórico. Além disso, seu valor concentrado de sódio não é recomendado para pessoas que sofram de hipertensão arterial.

A maior parte da composição da azeitona é gordura, e isso a torna um fruto extremamente calórico. Por isso, para não perder o seu sabor peculiar, o ideal é consumir apenas como aperitivos ou acrescentá-la em pratos como carnes, massas e saladas.



A azeitona é o fruto originário da oliveira.

A oliveira é uma árvores surgida no mediterrâneo que pode sobreviver até mil anos. O seu nome cientifico faz referência a composição do seu fruto: “Olea” que é a palavra latina que designa petróleo, usada para refletir o teor de gordura presente no fruto das oliveiras, e “europea” que faz referência a sua origem mediterrânica. 

A oliveira chegou ao brasil trazida na bagagem de imigrantes há cerca de dois séculos atrás.



O sabor das azeitonas

A azeitona quando consumida cruas possuem um sabor desagradável, devido a isso é necessário que passem por um tratamento especial antes de serem conduzidas ao consumo. 


Composição do fruto

Cerca de 25% da composição da origem ao conhecido azeite de oliva. O azeite é rico em ácidos graxos insaturados, como o Ômega 3 por exemplo, que são muito úteis para ajudar a aumentar os níveis de HDL, que é o colesterol considerado com. Isso ajudar a diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Além disso, a azeitona é fonte de vitaminas A, B1, E, D e minerais como o potássio, o sódio, o cálcio, o fosforo, o magnésio e ainda o ferro. Elas são igualmente ricas em compostos polifenois, carotenoides e antioxidantes.


A azeitona e sua contribuição para o organismo

A azeitona é uma grande ferramenta para contribuir com a saciedade, aquela sensação de que “já está cheio” diminuindo a fome. Além disso, ela colabora para o bom funcionamento dos intestinos, sendo que a azeitona verde é adstringente e a preta funciona como laxante. Além disso, os fitosteróis presentes no fruto ajudar a prevenir o envelhecimento das células.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados