Chocolate engorda?

 Chocolate
O chocolate é dos doces mais tradicionais no mundo todo, produzido a partir do fruto do cacauzeiro, é muito popular no Brasil, graças à popularidade da fruta no país. Não há quem diga que não goste desse produto. O sabor do chocolate é muito peculiar em seus mais diversos tipos: branco, preto, amargo... Não é possível resistir a essa delícia. 

Porém, uma grande preocupação de muitas pessoas é se chocolate engorda.

Para tirar as dúvidas desse assunto reunimos aqui várias informações a respeito do chocolate, confira:

Porque os chocolates ao leite e branco podem engordar?

Esses dois tipos de chocolate possuem quantidade bem mais reduzida de substância antioxidantes 

e em contrapartida possuem uma quantidade muito elevada de açúcar e gordura.

Devido a isso, seria preciso comer o triplo da quantidade desses chocolates para alcançar os benefícios de um chocolate com mais cacau, mas o problema é que as calorias também triplicam nesse caso. 

Ou seja, quanto mais amargo o chocolate melhor para a saúde. A dose recomendada de consumo é de aproximadamente 30g de chocolate por dia, essa quantidade possui uma média de 130 calorias.

* De forma clara o chocolate engorda, mas apenas se for consumido em grande quantidade. Não é apenas um alimento que ira dizer se você ira engordar, mas seus hábitos alimentares de um dia inteiro. Se durante o dia ingerir mais calorias do que gasta é certo que ira engordar.

Benefícios do chocolate

 ChocolateO cacau é um fruto considerado uma das maiores fontes de polifenóis existentes na alimentação. Os polifenóis são antioxidantes que desempenham um papel muito importante para a prevenção de oxidação do LDL (colesterol ruim) e também na inibição dos processos inflamatórios do organismo, impedindo que ocorra o acúmulo de gordura nas paredes de vasos sanguíneos, o que reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, como a hipertensão e aterosclerose.

Nesse contexto, a quantidade de cacau presente na composição do produto é que faz toda a diferença. Mas, isso exclui as propriedades dos chocolates mais populares entre os brasileiros, que são o chocolate ao leite e o chocolate branco, ambos não possuem em sua composição ingredientes que a ajudam na proteção dessas doenças.

Alimentação saudável

Assim como qualquer outro alimento, não é preciso excluir o chocolate da dieta para não ter problemas com ganho de peso. É preciso apenas reduzir a quantidade ingerida e controlar o consumo do mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados