Como preparar lentilha

A lentilha é da família das leguminosas e é um grande alimento nutricional. Principalmente porque é uma grande fonte de fibras, o que ajuda a baixar os níveis de colesterol no organismo. 

Além disso, a lentilha é um grande aliado do sistema digestivo e cardiovascular. A ingestão regular desse alimento melhora consideravelmente essas duas funções e diminuem os riscos de doenças nesses sistemas.

Outro benefício especial da lentilha é que os grãos são ricos em ferro, e pode ser facilmente inserida e ajudar muito na alimentação de gravidas, lactantes, crianças e adolescentes e ainda para mulheres no período menstrual, devido a sua perda de sangue. 

Preparar a lentilha é algo muito pratico e rápido.

Como preparar lentilha

lentilha pronta

Lentilha simples: A receita básica da lentilha consiste em cozinhar os grãos na água, em seguida fritar cebola, alho, carnes (se optar por usar), e juntar os grãos cozidos.

Sopas ou saladas: A lentilha rende um delicioso caldo e por isso é uma ótima opção para sopas, basta misturar os ingredientes que deseja e deixar cozinhar. Também serve como uma ótima opção de salada, podendo ser feita como o grão-de-bico, após ser cozida basta temperar com molho de sua preferência.

Na panela de pressão: Uma dica para preparar a lentilha mais rapidamente é cozinhar na panela de pressão. Basta inserir a lentilha, o sal, temperos de sua preferência e cobrir com água. Em fogo alto o cozimento dura cerca de 10 a 20 minutos.

Temperos para lentilha: Temperar a lentilha é muito fácil, você pode utilizar os temperos de sua preferência, como alho, cebola, tempero verde, carnes, legumes, caldo em pó, etc.

Lentilhas com batatas: Uma receita deliciosa de lentilha é misturar os grãos com batatas. Basta descascar as batatas e juntar com as lentilhas na panela de pressão. Junto delas também se utiliza alho, cebola e temperos. Depois de 15 minutos de cozimento é só servir e deliciar-se.

Acompanhamentos:

Seguem algumas dicas de acompanhamentos que ficam uma delícia com a lentilha: 
  • Salsinha, cebolinha e coentro picadinhos;
  • Azeite de oliva extravirgem;
  • Anéis de cebola;
  • Cogumelos fatiados fritos ou cozidos;
  • Bacon;
  • Carne moída;
  • Batatas e ovos cozidos;

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados