Glúten faz mal?

No artigo de hoje você ira saber se glúten faz mal ou não. Veja isso é muito mais logo abaixo!

O que é o glúten?

O glúten é um tipo de proteína existente em alguns alimentos como o trigo, a cevada, a aveia, o centeio e outros derivados dessas espécies. Sua presença é muito comum em vários alimentos como pães, bolos, macarrão, bolachas, pizzas, cervejas e whiskys. A função desta proteína é fornecer elasticidade aos alimentos, no caso do pão, por exemplo, é ele que permite que o crescimento esteja conciliado a maciez e a textura adequadamente. 

Por esta função tão singular, o glúten é considerado um alimento de muito difícil substituição.

Glúten faz mal a saúde?

O glúten só é prejudicial a saúde no caso de pessoas que são celíacos.

O que é a doença celíaca?

Celíaca é aquela pessoa que possui hipersensibilidade ao próprio glúten. É uma doença que atinge o intestino delgado e que dificulta a absorção de nutrientes pelo mesmo. 

Dentre os sintomas da doença podem ser destacados a diarreia, a perda descontrolada de peso, ânsia de vômito, anemias e algumas outras deficiências de fim nutricional.

Devido a isso, as pessoas que possuem essa doença precisam optar por alimentos que não possuem o glúten em sua composição. Hoje em dia, todos os alimentos devem conter na sua embalagem se possui ou não glúten na composição.

Mas, é importante saber que para constatar a doença é necessário fazer o exame referente. Caso não seja constatada a hipersensibilidade ao glúten, não deve-se excluir o mesmo da alimentação.

· De forma resumida o glúten faz mal para que possui intolerância ao mesmo.

Como substitui o glúten na alimentação

O glúten pode ser facilmente substituído. Alimentos como a batata, o arroz, o fubá, a mandioca, o polvilho, a fécula da batata, as farinhas de milho e de mandioca, a quinoa, o amaranto e a linhaça são alimentos cuja alternativa de substituição esta destacada.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados