Oque é proteina c reativa

Proteína C reativa, o que é?

A proteína C reativa é um tipo de proteína normal do corpo humano. O exame que idêntica a quantidade de proteína c reativa demonstra a reação do organismo a algo que esteja acontecendo diferente dentro dele. Isto pode ser por conta de alguma infecção ou medicamento utilizado.

O que a medição da proteína c reativa indica?

Essa proteína, como dito anteriormente é normal no organismo. Porém, o aumento da mesma é a consequência de algo que não está funcionando corretamente no organismo e de alguma forma o corpo quer demonstrar isso. 

Por isso, o exame de proteína c reativa procura demonstrar o nível de inflamação existente nos sangue.

Alguns estudos indicam que quando identificada em valor muito alto pode indicar que a pessoa tem grande risco de ter doenças cardíacas.

Várias doenças podem causar o aumento dessa proteína, dentre eles estão o câncer, a osteoartrite, infecções bacterianas e até mesmo os resfriados comuns. 

A proteína C reativa encontrada em muito baixa concentração no soro de pessoas com boa saúde. Ela funciona como um indicador muito importante de inflamação, o aumento da sua concentração no sangue indica que a pessoa aderiu algum tipo de inflamação, de modo geral.

A Proteína C reativa aumenta devido a vários processos, alguns exemplos deles são: as infecções bacterianas ou virais, pielonefrite, fases agudas de reumatoides, febres reumáticas, amiloidoses secundárias, trombos e embolias pós-cirurgicas.

Também apresenta alterações, porém em pequena quantidade em casos de hepatite crônica, cirroses, leucemias, colites ulcerativas e lúpus eritamatoso sistêmico.

O exame deve ser feito em conjunto com os demais exames, de colesterol e etc. Pois não substitui os resultados de nenhum outro, é apenas um complemento significativo das demais identificações.

Como se faz o exame que identifica o nível de proteína c reativa?

O exame é feito através da coleta de sangue e pode ser feito em qualquer laboratório de análises clínicas. É preciso estar de jejum por um período de oito horas e se for feito em bebês, deve ser realizado durante o intervalo das mamas.

Em doenças inflamatórias o resultado será dado da seguinte forma: Inferior a 8mg/l = negativo

Em doenças de risco cardiovascular o resultado será dado da seguinte forma: 1. Risco alto: maior que 3 mg/l, 2. Risco médio= 1 a 3 mg/l, 3. Risco baixo= menor que 1mg/l



0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados