Para que serve ácido fólico - Preço

O ácido fólico que também é chamado de folacina ou ácido pteroil-glutâmico, conhecido popularmente como vitamina B9 ou então vitamina M, consiste em um tipo de vitamina hidrossolúvel que pertence ao complexo B, fundamental para a formação das proteínas estruturais do organismo e também da hemoglobina.

Para que serve ácido fólico no organismo

O ácido fólico, juntamente com a vitamina B12, é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos. Esses são, dois nutrientes considerados vitais e a falta dos mesmos pode vir a gerar uma variedade de anemia macrocytic. Nesse tipo de anemia os glóbulos vermelhos parecem grandes, porém apresentam capacidade muito reduzida de levar oxigênio.

Carência de ácido fólico

Algumas pessoas podem desenvolver a carência desse ácido geralmente aquelas que fazem dietas pobres de legumes e vegetais de folhas verdes, já que esses alimentos são a principal fonte destas vitaminas. Nos bebês pode ocorrer quando a dosagem do ácido fólico nas fórmulas alimentares é relativamente baixo.

O diagnóstico dessa carência, assim como da deficiência de vitamina B12 é baseado na detecção da anemia perniciosa. 

Em contrapartida, o ácido fólico em doses exageradas pode vir a causar grandes danos no organismo, os principais sintomas se apresenta em forma de aumento de crises convulsivas em pessoas epilépticos. Além disso, piora a lesão neurológica em indivíduos que possuem também a deficiência da vitamina B12.

Como repor o ácido fólico no organismo

O ácido fólico pode ser ingerido em forma de suplemento, podendo ser encontrado em farmácias.

É necessário fazer exames que comprovem a ausência do mesmo no organismo para depois disso, optar por tomar o medicamento. A compra do remédio precisa ser feita sob prescrição médica, assim como o acompanhamento do seu uso.

Cada pessoa pode necessitar de dosagens diferentes do medicamento e seu uso pode ser cortado quando a reposição já tiver sido suficiente.

Portanto, se encontra sintomas da falta de ácido fólico é extremamente necessário consultar um médico.

Ácido fólico - Preço

O preço do ácido fólico é relativamente baixo, podendo ser encontrado em quantidades diferentes de compridos que irão variar entre 7 e 20 reais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados