Treino de corrida para iniciantes

No artigo de hoje você ira saber como fazer um Treino de corrida para iniciante. Continue lendo e confira logo abaixo!

corrida
Basicamente, antes de aventurar-se em corridas, é preciso conhecer o corpo e seus limites, preparando-se para o esforço
O treino de corrida é composto de exercícios preparatórios para quem deseja iniciar corridas na esteira ou na rua. Antes de partir para a rua, é preciso fazer um condicionamento físico para obter resultados e evitar lesões. Mesmo se o objetivo for fazer corridas na esteira, é preciso preparar-se de forma progressiva, começando por atividades básicas e avançando, tendo como base o desempenho cardíaco. 

 check up
Faça um check up medico antes de iniciar seus treinos de corrida

O primeiro passo é fazer uma avaliação médica completa para verificar a existência de doenças ou limitações que impeçam esse tipo de atividade. O educador físico não está autorizado a fazer ou pedir os exames necessários, por isso, a consulta médica é indispensável. O médico vai pedir um eletrocardiograma, para verificar a existência de arritmia cardíaca. Também vai pedir hemograma completo e teste de glicemia, para investigar sinais de doenças como diabetes ou anemia. O teste ergométrico ou teste do esforço é feito para verificar o comportamento cardíaco durante um esforço progressivo.

treino corrida
Não exagere na dose, comesse a correr um pouco a cada dia e vá aumentando aos poucos. 

O esforço deve sempre ser progressivo, para preparar o organismo. Assim, entes de começar a correr, é preciso fortalecer os músculos e condicionar a respiração, fazendo atividades aeróbicas e caminhadas. Começa com caminhada leve, caminhada rápida, pequenas corridas e finalmente corridas mais intensas.

O treino de corrida para iniciantes envolve corridas para 5 km em uma primeira fase e corridas de 10 km na fase seguinte. O esforço deve sempre ficar dentro da faixa de frequência cardíaca. Existe uma fórmula para calcular isso, que deve seguir as orientações de um profissional. Se a frequência cardíaca passa dos valores máximos, é preciso reduzir o ritmo e intensificar a fase preparatória.

Quem se acostuma a correr somente na esteira pode ter dificuldade em adaptar-se ao terreno irregular da rua. Por isso, mesmo que já tenha bom condicionamento físico na esteira, deve adaptar-se antes de iniciar corridas intensas na rua ou pista, para evitar lesões. O processo de propriocepção (conhecimento corporal) é necessário nessa transição, pois a regularidade da esteira dificulta o conhecimento dos limites do corpo em ambiente natural.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados