Alimentos cicatrizantes

Os alimentos, de modo geral, possuem propriedades que ajudam no funcionamento do organismo. Alguns deles possuem propriedade que conseguem beneficiar alguns órgãos e funções particulares.
Alimentos cicatrizantes

Existem alimentos que podem capazes de agir sobre diferentes funções do nosso organismo, alguns por exemplo, conseguem trabalhar no processo de cicatrização de feridas, cortes e machucados e por isso são conhecidos como alimentos cicatrizantes naturais.

Esses alimentos apresentam resultados muito eficientes na cicatrização e regeneração da pele.


Como esses alimentos cicatrizantes agem?

Os alimentos que são fontes de proteínas como carnes, por exemplo e que também possuem vitamina K, são muito importantes na cicatrização de ferimentos e também de cortes, isso porque eles tem a função de coagular o sangue. 

Outros alimentos também como abóbora e cenoura que são fontes de vitamina A e também de vitamina C, o fígado que é rico em ferro e castanhas que são fonte de zinco, possuem a mesma função.

As proteínas são importantes porque desempenham funções como a constituição do colágeno, remodelando as feridas e repondo a imunidade da pele. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que as células que fazem a defesa do organismo e também para que as feridas consigam se fechar. Os lipídios também contribuem para a cicatrização de ferimentos. 

Todos esses nutrientes conseguem fornecer energia, originar substâncias pró e ainda tem função anti-inflamatória e ajudam a estruturar as células da nova pele.

Conheça os alimentos cicatrizantes 

Hortaliças: Tomate, cenoura, cebola e repolho.

Frutas: Caju, banana, limão, maçã, acerola e coco.

Informações

Consumir alimentos com essas propriedades ajuda a manter a defesa do organismo e pode até mesmo reduzir o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, eles podem diminuir a taxa de colesterol no sangue e são uma ótima fonte de potássio.

Uma alimentação correta e equilibrada é muito importante para melhorar os processos de cicatrização, pois a regeneração dos tecidos exige que o paciente tenha um bom estado nutricional.

Porém, para a cicatrização ser completa alguns outros alimentos precisam ser evitados na alimentação, como refrigerante e o café, pois eles dificultam a chegada dos nutrientes nos ferimentos, diminuindo a aceleração da correção da pele.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados