Aminoácidos naturais e essenciais

O que são aminoácidos?

Os aminoácidos também são conhecidos como monopeptídeos e consistem em moléculas orgânicas formadas a base de cadeias de carbono que são ligadas ainda a átomos de hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e até mesmo a enxofre. Elas contém um grupo Carboxila (COOH) e ainda um grupo amina (NH2).

Na natureza, existe um total de vinte aminoácidos que são diferenciados por um tipo de agrupamento chamado radical (R). Eles são classificados de acordo com as suas propriedades químicas, dentro desse contexto são os que apresentam a cadeia polar, e os demais que não tem capacidade para adquirir carga elétrica.

Para que servem os aminoácidos?

Os seres vivos do planeta (todos) utilizam-se dos aminoácidos para conseguir sintetizar as suas proteínas. Eles podem ser combinados de diversas formas, a depender da expressão genética guardada no DNA de cada um. Algumas espécies, conseguem até mesmo fabricar os aminoácidos integralmente, ou seja, todos os tipos de que necessitam, já outras necessitam adquirir eles através da sua alimentação.

Para os humanos, nove dos 20 aminoácidos existentes são considerados como essenciais, e o restante é qualificado como naturais. 

Qual a diferença entre aminoácido natural e essencial?

Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não consegue sintetizar e através do hábito alimentar nutricional onívoro, ou seja, que abrange o tipo de alimentação herbívora e carnívora, é possível suprir o déficit de aminoácidos. Já os naturais, são aqueles que o corpo humano tem a capacidade de sintetizar, ou seja, não precisa adquirir por meio da alimentação, já que o próprio corpo é capaz de produzir.

Quais são os aminoácidos essenciais?

Conheça agora quais são os aminoácidos essenciais, aqueles que o corpo humano não é capaz de sintetizar e precisa ser consumido através da alimentação para que o corpo humano consiga funcionar regularmente e realizar as suas funções normais: Histidina, isoleucina, lisina, metionina, felinalina, treonina, triptofano, valina e leucina.

Quais são os aminoácidos naturais?

Saiba agora quais são os aminoácidos naturais, ou seja, aqueles que o corpo consegue realizar a sintetização: Alanina, arginina, asparagina, cisteina, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, ácido aspártico, serina e tirosina.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados