Benefícios do gergelim

 gergelim

Muitos alimentos, que as vezes hesitamos em incluir em nossa alimentação possuem diversas propriedade nutritivas e benéficas ao nosso organismo que a gente acaba perdendo. O gergelim, por exemplo, é um deles. Muito pouco consumido de modo geral, as sementes de gergelim possuem grande valor nutricional e podem colaborar de forma muito positiva para o funcionamento do nosso organismo.

O gergelim é uma planta cultivada há muito tempo, desde a antiguidade. Na época dos faraós do Egito ele era utilizado para a extração do óleo de gergelim e as suas sementes eram consideradas quase sagradas pelos orientais.

O consumo do gergelim resistiu ao tempo e hoje em dia está presente na alimentação de diversas formas. A melhor de forma de se consumir o mesmo, é na forma integral da semente, crua e também casca. 

Função e benefícios do gergelim

O gergelim tem a função de ajudar a lubrificar os intestinos devido ao ácido linol, substância presente na casca da semente, isso aumenta o peristaltismo intestinal que ajuda a ativar a circulação do sangue na região dos intestinos e também a melhorar o transito intestinal, tratando doenças como a prisão de ventre e até mesmo as temidas hemorroidas.

O gergelim é também uma poderosa fonte de proteínas, sendo fonte das conhecidas gorduras do bem e ainda tem uma boa concentração de fibras. Além disso, a composição do mesmo ainda conta com cálcio, que ajuda no controle da massa corporal, fósforo e é rico em vitaminas do complexo B.

Dentre os benefícios do gergelim, ainda estão o fortalecimento dos ossos e dos tendões, a tonificação dos rins e do fígado. Ele funciona ainda como tônico geral, principalmente para casos de pós-hemorragias, ajuda a combater dores lombares, nos joelhos ou ainda causadas pelo reumatismo. Além disso, ajuda no fortalecimentos dos fios de cabelo, evitando a queda e o branqueamento precoce. O gergelim ainda trabalha na melhoria da elasticidade da pele, e desenvolve grande poder antioxidante para as células do corpo.

Para quem deseja manter a boa forma, o uso correto do gergelim para esse fim também pode contribuir de forma muito positiva.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados