Castanha do Pará calorias

No artigo de hoje você ira conferir as calorias da castanha do Pará e também seus benefícios. Continue lendo e confira logo abaixo.

Castanha do Pará

A castanha do Pará, conhecida mundialmente como castanha do Brasil é reconhecida por suas propriedades nutricionais e sabor muito peculiar.

A nos, é fruto da castanheira e é muito popular na região Amazônica. A mesma é rica em nutrientes como os ácidos graxos, vitaminas do complexo B, vitamina E, fibras, proteínas, cálcio, magnésio e selênio.

Dentre esses nutrientes a maior concentração é a do Selênio, componente que é muito conhecido pelo seu grande poder de prevenir o envelhecimento.

Castanha do Pará calorias

A castanha é um tipo de alimento da classe das oleaginosas, e como os demais alimentos deste grupo é rica em gorduras. Cerca de 70% da composição do fruto da castanheira são os ácidos graxos insaturados, como por exemplo o Ômega 3 e Ômega 6, que são popularmente conhecidos como “gorduras benéficas a saúde”. Mesmo, assim, quando consumido em excesso, esse alto valor de gorduras pode vir colaborar para o ganho de peso. Uma única unidade da castanha do Pará pode conter até 27 calorias.

Benefícios da Castanha do Pará
Castanha do Pará

Dentre os principais benefícios oferecidos pelo consumo regular da castanha do Pará, estão o combate ao envelhecimento das células promovida pela presença do selênio, esse envelhecimento é geralmente causado por radicais livres e esse fator também contribui para a prevenção de tumores e doenças neurodegenarativas, como por exemplo o mal de Alzheimer e a esclerose múltiplas. Com o consumo do selênio a tireóide também passa a funcionar mais regularmente facilitando a produção dos hormônios que é feita por ela. 

A Castanha do Pará é considerada como um dos alimentos funcionais, pois além de possuir grande valor nutritivo ainda possui valor medicinal. O consumo de uma castanha do Pará diariamente pode vir a colaborar para promoção de diversos benefícios a saúde como combater doenças do sistema cardiovascular, diabetes do tipo 2, alguns tipos de câncer e auxiliar pessoas que fazem tratamentos contra a obesidade.

Além disso a Castanha é rica em Ômega 3, um ácido graxo que ajuda a combater os níveis de triglicérides, controla a hipertensão através da promoção do relaxamento dos vasos sanguíneos e ainda é solução anti-inflamatória.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados