Como fazer tapioca

tapioca-carne seca
A tapioca é um prato que tem origem indígena, muito consumida nas regiões norte e nordeste do Brasil. Feita a partir do polvilho ela pode ser recheada de diferentes formas, o que fará com que o seu sabor se torne ainda mais especial. Quer saber como fazer tapioca e preparar em casa mesmo? Confira abaixo a receita.

Ingredientes para a massa da tapioca

Para a massa você irá precisar de 3 xícaras de polvilho do tipo doce e 1 xícara de água. Essa quantidade deverá render uma média de 20 tapiocas se a medida do diâmetro for de 15 centímetros cada.

Como preparar tapioca

O preparo da tapioca anão é muito simples, pois exige bastante tempo em função dela. Primeiro, separe 3 xícaras do polvilho doce e adicione a eles 1 xícara de água. Dessa forma, é preciso deixar a mistura de molho por um período de 12 horas até que seque. Retire então o polvilho que permanecer solto e descarte o mesmo.

No fundo do recipiente irá ficar um bloco de farinha. Esse bloco deverá ser passado por uma peneira que fará com que ele fique todo esfarelado.

Essa é a farinha de tapioca, ela pode ser mantida na geladeira por um período de até 3 dias.

Quando for preparar as tapiocas, procure utilizar uma frigideira de ferro. Sem untar, leve ela ao fogo para pré aquecer. Depois disso, abaixe o fogo e coloque sobre a frigideira 3 colheres da farinha e espere até que ela forme a tapioca.

Depois disso basta colocar por cima da massa o recheio desejado e aguardar até que todos os alimentos estejam aquecidos. É preciso ter cuidado para que não queime nada. Esse processo é igual para as tapiocas doces e para as tapiocas salgadas.

Dicas de recheios 

Dicas de recheios para tapiocas doces: morango com brigadeiro, leite condensado com coco ralado, coco com chocolate e leite condensado, queijo com goiabada e frutas.

Dicas de recheios para tapiocas salgadas: Queijo com tomate e orégano, mussarela com peito de peru, presunto com queijo e orégano, mussarela com coco ralado, milho com catupiry.

Artigos recomendados






0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados