Como torrar castanha de caju

A castanha de caju é uma castanha que nasce grudada ao caju, fruto tradicional do nordeste do Brasil e de regiões com clima tropical. Confira aqui duas formas diferentes de se torrar a castanha de caju.

Como torrar castanha de caju

Forma fácil de torrar castanhas de caju

Para torrar as castanhas de um modo fácil e prático, basta diluir uma colher de sopa de sal em duas xícaras e meia de água filtrada, junte 2 xícara de chá das castanhas de caju cruas e deixe de molho por um tempo médio de seis horas. Depois disso coe, transfira as castanhas para uma assadeira e leve ao forno em temperatura baixa. Procure deixar a porta do forno semi-aberta e deixe até que as castanhas fiquem bem secas. Depois disso basta tirar do forno, colocar em um frasco com tampa e armazenar. Elas estarão crocantes e saborosas.

Torrando castanha de caju com método caipira

Para torrar as castanhas do modo tradicionalmente caipira é necessário escolher um lugar externo, no quintal ou terraço por exemplo. Comece fazendo uma fogueira com pedaços de lenha, faça em torno da fogueira um pedestal com pedras ou tijolos para sustentar a panela.

Escolha uma panela bem grande, acenda o fogo e coloque as castanhas dentro. Escolha uma colher de pau com o cabo bem grande ou um pedaço de madeira para mexer as castanhas, já que em certa altura do processo elas deverão pegar fogo, já que começam a liberar uma grande quantidade de óleo.

Vá mexendo lentamente as castanhas e quando chegar a uma média de 20 a 30 minutos do processo, a panela deverá incendiar. Aguarde dois minutos, sem deixar ultrapassar esse tempo, pois isto fará com que as castanhas acabem passando do ponto e queimando.

Retire a panela do fogo e abafe as chamas usando areia. 

Depois que já estiver bem frio, retire as castanhas de dentro das cascas manualmente. Você pode utilizar pedras ou um martelinho para esse processo. 

Para garantir que suas mãos não fiquem pretas por conta do óleo das castanhas, use uma luva.

Depois disso, basta dispor as castanhas em uma travessa e polvilhar com sal.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados