Falta de vitamina b12 no organismo - Causas e Sintomas

Entenda as causas e quais são os sintomas causados pela falta de vitamina B12 no organismo

vitamina b12

A ausência de vitamina B12 suficiente no organismo pode vir causar a doença popularmente conhecida como anemia.

A anemia consiste em uma doença que ocorre no organismo quando o mesmo possui uma deficiência na produção de glóbulos vermelhos saudáveis. Esses glóbulos são os responsáveis por fornecer oxigênio para os tecidos do corpo.

Ou seja, a anemia causada pela falta de vitamina B12 acontece quando o organismo apresenta uma baixa contagem de hemácias (glóbulos vermelhos).

Quais são as causas?

O nosso corpo precisa da vitamina B12 para que possa produzir os glóbulos vermelhos e assim fornecer a vitamina B12 para todas as células. 

Para isso é necessário ingerir alimentos que contém em sua composição a vitamina B12. Ela pode ser encontrada em carnes de aves, frutos do mar, laticínios e ovos.

O nosso corpo precisa absorver a quantidade necessária da vitamina para que possa produzir regularmente os glóbulos. 

A falta da vitamina pode ser provocada por diversos aspectos, dentre eles estão a adoção de diferentes dietas que utilizem restrições alimentares como regra. Um exemplo disso é a dieta vegetariana, as dietas que possuem carência de nutrientes no período da infância e a carência de nutrientes em período de gravidez.

Mesmo ingerindo a quantidade necessária da vitamina, há casos que podem provocar a não absorção da mesma pelo organismo, nesses casos se encaixam o alcoolismo crônico, a doença celíaca, anemias perniciosas, cirurgias que removem alguma parte do estômago ou do intestino delgado e pessoas que tomam antiácidos ou medicamentos para prevenir a acidez estomacal.

Falta de vitamina b12 sintomas?

A pessoas com falta de Falta de vitamina b12 podem não apresentar os sintomas, ou até mesmo demorar muito tempo para apresenta-los.

Os sintomas mais comuns da anemia por deficiência de vitamina B12: diarreias e constipações, fadiga, perda do apetite, palidez, dificuldade de concentração, falta de ar, inchaço da língua, vermelhidão e sangramentos na região das gengivas.

A falta da vitamina B12 pode causar ainda podem ser danos nervosos como confusões e alterações do estado mental, depressão, perda do equilíbrio, entumecimento e também formigamento dos pés e das mãos.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados