Gengibre: Propriedades e benefícios para a saúde

Gengibre
O gengibre é uma planta do tipo tubérculo, que possui como característica caules bem retorcidos. O gengibre é muito popular na culinária, principalmente quando o assunto são chás e o famoso quentão, típico das festas juninas.

Mas, as propriedades nutricionais do gengibre vão muito além do seu sabor peculiar.

Propriedades do gengibre

O gengibre é utilizado como remédio para diversas doenças tradicionalmente há mais de três mil anos, dentre os seus principais componentes, o gengibre é rico em vitamina B6, magnésio, cobre e potássio. Suas propriedades antioxidantes aumentam a imunidade e ajudam na prevenção e tratamento de doenças como o câncer. Além disso, suas propriedades colaboram beneficamente para embelezar os cabelos e a pele.

Pesquisas indicam ainda que o gingerol, substância que é responsável pelo sabor picante que o gengibre possui pode gerar vários benefícios ao organismo, como por exemplo a retardação do crescimento de tumores que se desenvolvam na região do intestino. 

O gengibre ainda possui propriedades antissépticas.

Benefícios gerados pelo consumo do gengibre

Gengibre

Chá de gengibre para gripe: O chá feito com o gengibre é um ótimo descongestionante nasal e ajuda a tratar gripes e resfriados com muita eficiência.

Gengibre ajuda a emagrecer : Pessoas que querem perder peso podem utilizar o gengibre também para esse fim, basta inserir em suas refeições uma colher do gengibre ralado. O gengibre aumenta a temperatura do corpo, pois é um alimento do tipo termogênico, sendo assim consegue manter o metabolismo acelerado e realiza a queima de gorduras.

Artigo recomendado: Gengibre emagrece 

Outros benefícios do Gengibre

Além de todos os benefícios citados acima o gengibre é uma ótima ferramenta contra náuseas, para aliviar o intestino, combate as dores musculares, ajuda a melhorar e rejuvenescer a pele, tem propriedades afrodisíacas, melhora o humor, facilita a digestão, entre outros.

Desintoxicante: Ao consumir o gengibre acompanhado de alho e cebola ele funciona como um ótimo desintoxicante para o organismo.

Informações importantes

Pessoas que possuem doenças estomacais, como gastrites por exemplo devem evitar o consumo do gengibre, pois o mesmo pode agravar esse tipo de problema.

Quando for comprar o gengibre, prefira sempre os que possuem a pele mais lisa, assim é possível identificar os que são menos fibrosos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados