Granola: valor nutricional

A granola é uma mistura de vários ingredientes, entre eles estão frutas secas, alguns grãos como a fibra feita a partir do trigo, aveia e dos flocos de arroz, também por sementes como o amendoim, castanha do Pará e também castanha de caju. Além desses ingredientes o açúcar utilizado para a confecção da granola é o açúcar mascavo.
Granola

Mas, a composição da granola pode variar de acordo com cada marca, pois ainda não existe nenhum tipo de legislação a respeito de sua composição.

A granola é geralmente consumida no café da manhã, mas seu consumo não está restrito a essa refeição. Ela pode ser consumida acompanhada de leites, iogurtes, frutas, açaí, entre outros. A granola é muito nutritiva, saudável, além de ter um sabor muito agradável e ser rica em fibras.

Propriedades nutricionais

A granola possui um nível bem baixo de gorduras, além de conter vários elementos muito eficiente para o bom funcionamento do corpo. 

A granola possui uma grande quantidade de fibras solúveis e também insolúveis, além de várias vitaminas, mineiros, ácidos graxos do tipo insaturados.

Os benefícios do consumo da granola
Granola

As fibras insolúveis que compõe parte dos nutrientes da granola são responsáveis por alimentar micro-organismos que residem na flora intestinal, esses pequenos seres são responsáveis pela produção das vitaminas de complexo B, que ajudam a proteger as paredes do intestino e do cólon contra doenças que possam vir a atingi-los, até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer.

Outros componentes desse alimento são muito importantes para manter o corpo em equilíbrio, são por exemplo os minerais zinco e selênio que possuem função antioxidantes trabalham no combate ao envelhecimento das células, fazendo com que a pele passe a melhorar o seu aspecto, ganhando mais resistência além de melhorar a disposição do individuo.

Além de todos esses benefícios a granola ainda pode contribuir para controlar os níveis da glicose e da gordura no sangue.

Muitas pessoas utilizam este alimento para complementar dietas de emagrecimento, já que o mesmo também contribui para gerar a famosa sensação de saciedade que ajuda a diminuir o apetite e que automaticamente faz com que a pessoa acabe perdendo peso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados