Hibiscus sabdariffa

Hibiscus sabdariffa

O hibiscus sabdariffa é uma espécie de arbusto da família das Malváceas, ele pode atingir o tamanho de dois até três metros de altura. É uma planta de origem asiática e africana, que no Brasil é bastante popular e chamada de diversos nomes diferentes, como hibisco, rosela, groselha, quiabo azedo, azedinha, quiabo de angola e vários outros. 

As diversas partes da planta possuem utilidades bem particulares. As folhas, por exemplo, são uma verdadeira fonte de vitamina A e vitaminas do complexo b como a B1, além de aminoácidos e minerais. Essas folhas, quando ainda são bem jovens podem ser consumidas, podendo ser feitas em forma de salada. Quando mais velhas podem ser refogadas ou inseridas em cozidos como sopas, arroz e até feijão.

O cálice vermelho da planta possui um sabor bem azedo e contém nutrientes como ácidos cítricos, hibístico, tartárico e málico, podendo ser usado na confecção de geleias, doces, vinhos e vinagres, picles e sucos, além claro do famoso chá de hibisco.


Formas de utilização do Hibiscus sabdariffa

Na medicina popular, o hibiscus é muito utilizado como solução anti-pasmódica, para reduzir a hipertensão arterial, tem função de antioxidante natural, é afrodisíaco, diurético e também serve para acompanhar dietas de emagrecimento. Algumas pessoas ainda defendem o seu uso para curar problemas no setor respiratório, como bronquites, gripes e resfriados.

O chá feito a partir da flor da planta também é reconhecido por ajudar a combater os radicais livres.

Recentemente o chá ganhou a função emagrecedora, pois ajudar na redução das taxas dos lipídios e da glicose no sangue, colaborando ainda para prevenção do desenvolvimento de outras doenças, como é o caso da diabetes de tipo 2.

O chá também é recomendado para prevenir e tratar celulites, pois ajuda no combate a retenção de líquidos pelo corpo que é um dos fatores responsáveis pela formação das mesmas.

O hibiscos ainda tem ação antioxidante, fator que é dado pela sua coloração avermelhada. Tendo concentração equivalente de antioxidante aos das frutas de tons rosados e avermelhados.

Para obter todos os benefícios da planta, é ideal consumir os produzidos da forma orgânica, que não tem adição de venenos e suplementos para o seu desenvolvimento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados