Mingau de tapioca

A tapioca é um prato muito consumido no norte e nordeste do brasil. De origem indígena e aperfeiçoada ao longo dos anos, hoje em dia é muito popular se encontrar a tapioca em feiras, mercados e até restaurantes de todo o país.

tapioca

Feita a partir da mistura do polvilho e da água, a farinha de tapioca levada ao fogo gera a massa da tapioca. Nela é possível adicionar diferentes tipos de recheios, sendo eles doces ou salgados a escolha do cliente.

A receita de tapioca é muito fácil e pode ser feita em casa. E a partir da farinha de tapioca ainda podem ser preparados diferentes pratos como por exemplo o pudim de tapioca e o mingau de tapioca.

Nesse artigo você irá aprender a preparar o conhecido mingau de tapioca, uma receita típica do nordeste do país feito a partir da farinha de tapioca que possui um sabor muito peculiar. Veja abaixo a receita.

Ingredientes necessários para preparar o mingau de tapioca

Para a preparação desse mingau você irá precisar de: três xícaras da farinha para tapioca, um litro de leite, meio litro de leite de coco, três xícaras de açúcar, uma pitada de sal, dois paus de canela, cravo a gosto e canela em pó para polvilhar sobre o mingau.

Artigo recomendado: Tapioca engorda?

Como preparar

Misture todos os ingredientes e depois leve ao fogo para que eles possam cozinhar. Você precisa mexer a mistura incessantemente até que ela crie consistência. Nesse período é importante verificar se a quantidade de açúcar é ideal, se quiser mais doce, acrescente mais açúcar.

Se a mistura ficar muito grossa você pode ir acrescentando mais leite.

Quando o mingau for esfriar ele fica ainda mais encorpado, por isso é importante não deixar ele muito grosso durante a preparação. Caso contrário ele irá ganhar uma textura de pirão quando ficar pronto, ou seja, vai desandar a receita.

Depois de frio, o mingau deverá ser servido em canecas polvilhado com a canela em pó.

O tempo total de preparação da receita é de apenas trinta minutos. Ela deverá render uma média de dez porções de um mingau delicioso.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados