Óleo de alho para que serve?

O alho é um dos ingredientes mais comuns em nossa cozinha. Utilizado em forma de tempero no cozimento de diversos alimento, muitas vezes nem desconfiamos que além do seu sabor tão peculiar, o alho guarda uma série de nutrientes que podem gerar muitos benefícios para a saúde.

Utilizado desde a antiguidade como condimento e também como alimento medicinal, muitas pessoas criaram o costume de engolir dentes de alho inteiros, o que não causava uma sensação muito agradável. Hoje em dia ingerir o alho é muito mais fácil, pois existem as cápsulas feitas exatamente para esse fim, elas são feitas a partir do óleo extraído do alho.

Para que serve o óleo de alho? Uso medicinal 

O consumo do alho pode ter diversas aplicações, sendo para o combate a bactérias, parasitas e vermes. De modo geral seu consumo é indicação quando se busca uma ação: antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, antiasmática, anti cancerígena e protetora do coração.

As doenças a serem tratadas e prevenidas pelo alho e óleo de alho são muito vastas, mas a eficiência do mesmo pode ser resumida como ação direta em sintomas de: distúrbios do sistema gastrointestinal, nível elevado de colesterol no sangue, tensão arterial muito alta, asma e bronquites, gripes e resfriados, dores nos dentes e cancro da mama e também da próstata conforme indicam alguns estudos recentes.

Diferença entre o consumo do alho natural e as capsulas de óleo de alho

O alho deve ser consumido cru, pois quando levado a altas temperaturas ou misturado a outros ingredientes ele acaba perdendo os seus nutrientes, o que diminui a sua ação benéfica. Quando em cápsulas, o óleo é feito a partir do extratos prensados a frio, através de maceração ou em alguns casos de alho envelhecido e vem apresentando melhores resultados já que apresenta uma maior concentração de resultados, podendo serem ingeridas as cápsulas muito mais facilmente.

Consumo

A recomendação ideal para consumo do óleo de alho é de 250 a 500 mg por dia. Para ter um efeito igual a este ingerindo o próprio alho é necessário comer pelo menos 2 dentes crus ao dia.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados