Óleo de neem é toxico? Para que serve?

O óleo de Neem é o óleo extraído da ávore de Neem. Ela é uma arvore de crescimento bem rápido originária da índia, mas que já foi trazida para o Brasil para ser estudada.

Óleo de neem
Enquanto na forma de árvore a planta é usada para fazer arborização de áreas urbanas, ruas e praças. No campo, é utilizada como quebra vento e devido a resistência da madeira a cupins, passou também a ser utilizada na fabricação de móveis, e utensílios domésticos.

Para que serve Óleo de neem?

Óleo de neemQuando extraído o das folhas, semente e cascas do Neem, ele é utilizado para a produção de diversos produtos, entre eles, se destaca o inseticida.

O óleo de Neem demonstra grande ação repelente contra pragas e insetos que atinjam lavouras e plantações, conseguindo combater a uma média total de 400 tipos de insetos.

O óleo também passou por pesquisas para ser empregado na medicina como medicamento e também como cosmético, onde conseguiu demonstrar também grande função e foi empregado com sucesso, para fins antimicrobiano no combate a problemas dermatológicos. Na indústria dos cosméticos tem sido utilizado na produção de shampoos, creme dental e sabonetes.

Já no uso veterinário, pesquisas mostraram que o óleo pode ser de grande ajuda no controle e combate dos carrapatos, mosca do chifre e controle de outras doenças como a sarna.

O óleo de Neem é tóxico?

De modo geral, o óleo não é tóxico, porém precisa se usado nas dosagens corretas.

Para pessoas que querem usar em plantas, mas tem animais como aves por exemplo, no quintal não precisa ter preocupação, ele nem mesmo requer o uso de proteção individual.

Embora, não apresente efeito tóxicos sobre os seres humanos, plantas e animais, de modo geral. O óleo é tóxico para peixes, por menor que seja a quantidade. Também não é recomendada a sua aplicação misturada a outros tipos de inseticida, pois isso também pode o tornar tóxico, devido a mistura.

A prova de que o óleo não é tóxico é que o mesmo é utilizado para combater pragas e insetos de hortaliças que são para consumo humano.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados