Para que serve o óleo de mamona? Quais são os benefícios gerados por ele?

 óleo de mamona
O óleo de mamona também pode ser chamado de óleo de rícino, ele consiste em um líquido de tom amarelado extraído das sementes da mamona. É o produto de maior importância feito a partir dessa planta.

O óleo de mamona é usado há muito tempo como medicamento anti-inflamatório e de ação antioxidante devido as suas propriedades que permitem essas funções. Seu poder medicinal existe devida a sua alta concentração de ácidos graxos do tipo insaturado. 

O óleo de mamona tem sabor bastante desagradável e bem forte, é usado geralmente para confecção de cosméticos, sabonetes, produtos têxteis, alguns medicamentos e óleos para massagem, além de muitos outros produtos de uso regular.

Os benefícios do óleo de mamona

 óleo de mamona

O óleo de mamona foi alvo de muitas pesquisas para desvendar se realmente tinha os poderes apresentados pela cultura popular, dessas pesquisas foram obtidos importantes resultados como por exemplo a descoberto do óleo para a melhoria do sistema imunológico e tratamento de doenças como a esclerose múltipla, o mal de Parkinson, paralisias cerebrais, queda de cabelo, a artrite e até mesmo reumatismos.

O uso do óleo de mamona é muito popular para tratar problemas como: infecções geradas por fungos, constipações da região intestinal como a prisão de ventre e o intestino preso, problemas do sistema gastrointestinal, mulheres que sofrem com distúrbios menstruais, enxaquecas, acne, queimaduras geradas pelo sol, dermafitosas, inflamações e também micoses.

Há ainda quem acredite que o óleo de mamona ajuda na indução de parto quando os mesmos apresentam dificuldades, mas isto precisa sempre ser verificado com um médico.

Onde encontrar o óleo de mamona

O óleo de mamona é facilmente encontrado em lojas que trabalhem com linha de produtos naturais, também em farmácias, drogarias e muitas vezes em mercados.

Porém, é preciso tomar cuidado porque alguns óleos de mamona encontrados em supermercados são óleos destinados ao uso industrial e não podem ser consumidos por humanos. Lembre-se sempre de verificar a cor do óleo antes de adquirir, ele deve ser amarelo de um tom bem pálido e clarinho. Sempre pergunte ao vendedor para se certificar. 

Nas farmácias o óleo de mamona também pode ser encontrado com o nome Laxol.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados