Pimenta faz mal a saúde?

Pimenta
A pimenta é condimento muito popular em todo o mundo. É muito utilizada na preparação de pratos típicos de diferentes culturas.

Conhecida e adorada pelo ser sabor peculiar, enriquecido pela ardência e calor que a mesma provoca, a pimenta também é alvo de muitas preocupações quando o assunto é seus benefícios e possíveis malefícios s saúde do organismo das pessoas que a consomem.

É comprovado que a pimenta pode contribuir beneficamente para a prevenção e tratamento de algumas doenças e regulagem das funções normais do organismo. Mas, são específicos e muito raros os seus malefícios. Vamos saber mais?

Pimenta faz mal a saúde? Malefícios Pimenta

Pimenta

É claro que, como qualquer outro alimento o consumo exagerado da pimenta pode provocar algumas alterações no organismo, afetando órgãos como os rins o fígado e intestino.

A pimenta não é recomendada a pessoas que sofram com problemas de hemorroidas, já que sua digestão é um pouco difícil e acaba dificultando esse problema na hora de ir ao banheiro.

Mas, isso não quer dizer que não se pode consumir a pimenta. Todo alimento precisa ser controlado e consumido moderadamente.

Propriedades nutricionais da pimenta

A principal substância responsável pelos benefícios que a pimenta gera para a saúde é a capsaicina, ela que também é responsável pelo sabor picante da pimenta. Dentre as propriedades funcionais pelas quais ela é responsável, estão a dissolução dos coágulos sanguíneos, a dissolução de mucosas do sistema respiratório, indução da termogênese, anti bactericida e antioxidante.

Mas além da capsaicina, a pimenta apresenta muitas outras propriedades nutricionais como por exemplo as vitaminas A, B e C, uma boa quantidade de magnésio, de ferro e também de aminoácidos. A pimenta ainda é rica em ácido fólico e betacaroteno.

Benefícios para a saúde

Dentre os benefícios que a pimenta gera ao organismo estão a melhoria nas condições de humor, ações anti-inflamatórias, ação analgésica, melhoria na capacidade do sistema respiratório, inclusive dos pulmões. Beneficia ainda o controle da glicose sanguínea, auxilia no emagrecimento, previne e trata doenças como a artrite, o reumatismo, o mal de Alzheimer, mal de Parkinson, derrames cerebrais, cânceres e problemas do sistema cardiovascular.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados