Quais os benefícios do chá verde? Como preparar e tomar corretamente

chá verde
O chá verde é uma dos tipos de chás mais conhecidos popularmente, suas propriedades terapêuticas são reconhecidas mundialmente, pois seus benefícios incluem a redução de doenças do sistema cardiovascular, a redução do aparecimento de doenças como o câncer, ajuda também no emagrecimento, na prevenção das cáries e da densidade mineral óssea.

O chá verde é preparado a partir das folhas frescas da Camellia Sinesis que são tratados no vapor que tem como objetivo inibir a sua fermentação.

Este chá é consumido principalmente na China, na índia e no Japão.

Benefícios do chá verde para a saúde

Estudos apontam que o chá verde ajuda a prevenir doenças como o câncer, além de aumentar as proporções do colesterol bom (HDL).

Quando se trata de emagrecimento , os estudos apontam que pessoas que consomem o chá verde com frequência queimam mais calorias do que as outras pessoas, já que o chá provoca um aumento na taxa metabólica. Por isso, muitas pessoas tem optado pelo chá verde como opção para perda de peso.

Mais estudos afirmam que o consumo do extrato de chá verde é muito importante na dieta de pessoas que fazem grande esforço físico, como esportes ou malhação, pois ajudam a melhorar a performance e resistência.

Como preparar o chá verde para consumir

chá verde

O chá verde é um chá muito simples de ser feito, mas é preciso tomar alguns cuidados para conseguir preservar os nutrientes e princípio ativo das ervas. 

Para preparar coloque água para ferver e quando a mesma começar a apresentar as primeiras bolhas de ar, apague o fogo sem deixar que entre em processo de ebulição. 

Acrescente então a erva e abafe por dois ou três minutos. Depois disso, basta coar e tomar.

A quantidade ideal de erva utilizada é de duas colheres de sopa para cada litro de água, mas quando for começar a tomar o chá, o ideal é usar apenas um colher, até que se acostume ao consumo regular do chá.

Se quiser deixar o chá com um sabor diferente e especial acrescente a água cascas de abacaxi ou alguma outra fruta de sua preferência.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados