Saiba para que serve o óleo de cártamo

óleo de cártamo
Para que serve o óleo de cártamo - O óleo de cártamo se tornou popular por ser um grande auxiliar da perda de peso e também pela função de diminuir os estoques de gordura do corpo. O óleo de cártamo possui uma série de nutrientes que são responsáveis por gerar vários benefícios ao organismo.

O óleo do cártamo é um dos tipos de óleos extra virgens que são obtidos através da semente da planta conhecida como Carthamus Tinctorius L. 

Propriedades do óleo de cártamo

Dentre as gorduras presentes nesse óleo estão presentes o ômega 9, conhecido popularmente como ácido oleico, o ômega 6 conhecido como ácido linoleico. 

O óleo de cartámo apresenta ainda grande concentração da vitamina E.

Funções do óleo de cártamo

O Ômega 9 presente nesse óleo é um tipo de gordura conhecida como monoinsaturada, que está relacionada ao controle da concentração dos triglicerídios e também da redução dos níveis do colesterol no sangue e ainda trabalham no aumento do HDL, conhecido como o colesterol bom.

O Ômega 6 também presente em grande quantidade no óleo de cártamo são ácidos conhecidos como “gordos” eles são essenciais para o funcionamento regular o organismo. São ótimos para a manutenção e prevenção de doenças como a osteoporose, para manter a pele saudável e tratar eczemas, dermatites, alergias e síndromes que venham atingir o período menstrual da mulher.

A vitamina E também encontrada em grande concentração nesse alimento é um tipo de antioxidante natural, ele protege os tecidos do corpo e ainda conta com os famosos radicais livres que evitam o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças como as do sistema cardiovascular e até mesmo alguns tipos de câncer.

O óleo de cártamo pode ser consumido em cápsulas ou na forma de óleo mesmo. Geralmente é indicado que seja consumido diariamente, podendo ser até mesmo incluído em meio às refeições.

Mas, é importante lembrar que para qualquer tipo de caso é ideal consultar antes um médico ou nutricionista, ele saberá recomendar a dosagem ideal de acordo com cada paciente e problema.

Em casos de uso por objetivo de emagrecimento, não pode se esquecer que é preciso usar o óleo apenas como complemento e manter uma alimentação equilibrada, além da prática de atividade física ser indispensável!




0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados