Como calcular peso ideal

Calcular o peso ideal é uma fórmula para se conhecer melhor o próprio corpo. Dessa forma, é muito mais fácil saber se estamos acima ou abaixo de nosso peso ideal, se está na hora de começar aquela dieta ou procurar um médico.

Existem diversas fórmulas de conhecimento popular espalhadas pela internet para se medir o peso ideal. Porém, a mais utilizada e também adotada como padrão pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é o cálculo do IMC.

O IMC é o Índice de Massa Corporal, ele é medido usando os valores de peso e altura de cada um.



Sobre o IMC

O IMC é um padrão internacional utilizado pela Organização Mundial da Saúde para avaliar os níveis de obesidade, considerando que o sobrepeso e a obesidade indicados pelo cálculo do IMC são considerados fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças. Entre essas doenças estão a hipertensão arterial, a coronariana que é uma doença das artérias, a diabetes do tipo melittus, além de diversas outras doenças que são consideradas verdadeiros riscos para a saúde publica no mundo todo.

O IMC também é utilizado pela OMS para fazer comparações entre a saúde de populações, e até mesmo como forma de definição de prescrições médicas.

Os valores resultantes do IMC valem tanto para homens quanto para mulheres, porém para crianças existem tabelas especificas para a comparação e avaliação dos resultados.

Como calcular peso ideal com IMC

O IMC é calculado de acordo com a seguinte fórmula: PESO (KG) X ALTURA (METROS)²

Depois de feito o cálculo o resultado deve ser comparado aos valores dispostos a seguir:

Abaixo de 17= Está muito abaixo do peso;

Entre 17 e 18,49= Está abaixo do peso;

Entre 18,5 e 24,99= Está no peso normal;

Entre 25 e 29,99= Está acima do peso;

Entre 30 e 34,99= Obesidade I;

Entre 35 e 39,99= Obesidade II, severa;

Acima de 40= Obesidade mórbida, tipo II;

Em casos de obesidade é necessário procurar um médico, o sobrepeso pode ser muito prejudicial à saúde, portanto deve ser tratado da forma correta. Não arrisque dietas por escolha própria, procure um profissional.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados