Whey protein concentrado ou isolado?

Qual forma de when protein usar? Concentrada ou isolada? Conheça as características e vantagens de cada uma.

Proteína-whey-concentrada-isolada-ou-hidrolisada-Qual-a-melhor

A when protein é uma concentração de proteínas produzida a partir da filtragem e centrifugação do soro do leite, aquele produto que resulta da fabricação de queijos. Esse soro, em estado natural, é rico em água e tem outros componentes como gorduras e aminoácidos. Para se transformar em whey protein precisa ser filtrado e centrifugado, para eliminar a água e os componentes indesejados.

Os tipos básicos de whey protein dependem da intensidade desse processo, o que resulta em whey protein concentrada, isolada e hidrolisada. A whey protein concentrada é mais barata, pois é submetida a processos menos intensos de filtragem e centrifugação. Por isso, tem 70 a 80% de proteínas, juntamente com outros componentes do soro, como carboidratos e gorduras.

A whey protein isolada tem concentração de proteínas superior a 95%, chegando a ser isenta de gorduras e aminoácidos, dependendo da marca. Passa por intenso processo de filtragem e centrifugação, além de sofrer troca iônica. É uma boa escolha para quem está fazendo dieta de redução calórica (para emagrecer).

A whey protein hidrolisada, além de ser intensamente filtrada e centrifugada, passa por um processo de hidrólise, que consiste na quebra das proteínas em fragmentos menores de peptídeos, o que acelera a absorção. Por isso, é ideal para usar nos momentos de hipertrofia muscular, ou seja, após atividade intensa ou ao amanhecer.

Melhor ou pior, portanto, depende dos objetivos de quem vai usar. A whey protein concentrada é uma importante fonte de proteínas, no mesmo patamar das carnes, ovos e laticínios sem a inconveniente presença das gorduras e colesterol. Por ser submetida a filtragem e centrifugação mais brandas, ainda apresenta um certo teor de gorduras e aminoácidos. Portanto, quem está em dieta deve tomar cuidados.

A forma isolada apresenta concentração maior de proteínas e não possui gorduras nem colesterol. Além disso, passa por uma troca iônica que intensifica a absorção pelo organismo, sendo importante como fonte de proteínas após as atividades físicas e repouso noturno.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados