Colesterol alto - sintomas

Confira abaixo os sintomas do colesterol alto

O colesterol consiste em um tipo de gordura, também chamada de lipídio, que é produzida pelo nosso organismo. O colesterol geralmente está presente nos alimentos que são de origem animal como carnes, leite e ovos. 

Em nosso organismo o colesterol tem o papel de desempenhar algumas funções que são consideradas essenciais, como por exemplo a produção de hormônios e também da vitamina D. 

Porém, quando o colesterol está presente de forma excessiva em nossa correntes sanguínea ele pode ser muito prejudicial a saúde, principalmente porque colabora para o desenvolvimento de doenças do sistema cardiovascular.

Os dois tipos de colesterol são LDL, que é o conhecido colesterol ruim, que pode se depositar nas artérias provocando o entupimento delas, e o HDL que é conhecido como o colesterol bom, ele tem função de retirar o colesterol ruim das artérias, impedindo que eles criem esses depósitos de gordura nelas.

Sintomas do colesterol elevado

O colesterol alto, de modo geral, não possui sintomas. Porém, quando os depósitos de gordura se acumulam em lugares como o fígado, alguns sinais bastante relevantes podem surgir, são eles: xantomas, aumento do baço e aumento do fígado.

Os Xantomas são bolsinhas com colesterol que aparecem sobre a pele, eles se formam nos tendões e também na pele e consistem em caroços de tamanho pequeno que geralmente tem tom rosado com bordinhas bastante definidas. Eles costumam aparecer em grupos em determinadas regiões do corpo, essas regiões podem variar bastante atingindo o antebraço, as mãos e a região em torno dos olhos.

Quando os níveis dos triglicerídeos atingirem valores superiores a 800 mg/dl de sangue, ocorre um aumento relevante do fígado e do baço, chegando a produzir sintomas também de pancreatite que podem provocar dores intensas na região abdominal.

Para ocorrer o aparecimento desses sintomas, é necessário que os níveis de colesterol na corrente sanguínea estejam realmente muito altos. Muitas vezes a pessoa quando tem o colesterol alto acaba nem percebendo e isso facilita muito para que a doença possa progredir. A única forma de descobrir se possui ou não problemas com colesterol é fazendo um exame de sangue que avalie os seus níveis.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados