Como baixar o colesterol

Quando os níveis do colesterol no sangue estão muito altos, a pessoa passa a ter o risco de desenvolver doenças do sistema cardiovascular como por exemplo os infartos e o AVC. 

Quando identificado o colesterol alto, o próprio médico irá fazer indicações de como agir para que esse fator não venha a prejudicar o organismo. Para baixar os níveis de colesterol é recomendado adotar uma dieta mais saudável, substituindo os alimentos que contém gordura por alimentos mais saudáveis e mudando alguns hábitos comuns.

O que se deve comer para baixar o colesterol

A alimentação influencia diretamente nos níveis de colesterol, os alimentos com grande teor de gordura devem ser evitados, consumindo alimentos como: leite e iogurtes na versão desnatada, queijos sempre brancos ou na versão light, carnes sempre grelhadas ou cozidas, consumir frutas e sucos sempre naturais, também é essencial comer diariamente legumes e hortaliças.

O que não deve comer pessoas que sofrem com colesterol alto

Alguns alimentos devem ser cortados da dieta de pessoas que sofrem com colesterol alto, justamente porque podem prejudicar ainda mais esse setor são eles: alimentos que contém muita gordura, alimentos como sanduíches que são feitos com mortadela, salames e presuntos, alimentos que contém gorduras trans. Além disso, é preciso excluir de uma vez as frituras do cardápio e também diminuir o máximo possível o consumo de doces.

Mudanças de hábito

Quando um individuo descobre que sofre com algum tipo de doença, precisa assumir a responsabilidade de mudar totalmente a sua rotina se for preciso para atender a necessidade que seu corpo tem. Assim funciona também com o colesterol alto, são hábitos comuns, mas que fazem toda a diferença para a sua saúde. 

Dentre esses hábitos estão ainda no setor alimentar a substituição do uso de óleo por uso de azeites, que são mais saudáveis; a troca da carne vermelha pelo consumo de peixe; o maior consumo de fibras; inserir a aveia a alimentação; escolher alimentos feito a base de soja.

Pessoas com colesterol alto precisam ainda praticar exercícios físicos com frequência e de forma moderada e ainda em casos de fumantes, excluir definitivamente o uso de cigarros.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados