Primeiros socorros queimadura - O que fazer

Quando uma pessoa sofre uma queimadura, isso pode ter consequências muitos graves. A depender da extensão da lesão, podem ser considerados muitos perigos para essa vitima. As lesões podem ocorrer em diferentes graus. As lesões podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau. Cada tipo de lesão deve ser socorrido de uma forma específica.

Algumas pessoas podem sofrer também mais de um tipo de lesão ao mesmo tempo e por isso é importante estar atento ao que fazer.





O que não se pode fazer na hora de socorrer uma queimadura

É estritamente proibido passar nas lesões gelo, manteiga ou qualquer outro item que não seja água fria no local afetado. Se a lesão apresenta bolhas, jamais podem ser estouradas e se a pessoa estiver vestindo roupas sobre a lesão, não se deve tentar retirar elas.

Também não tente retirar as peles mortas ou apertar os ferimentos.

Queimaduras de primeiro grau – Como socorrer

Essas são as queimaduras que atingem a camada mais superficial da pele conhecida como epiderme. Nesses casos deve-se usar água, bastante água para que o local da lesão fique resfriado. Faça isso utilizando água corrente, água fria em um recipiente ou então compressas úmidas. Depois de cinco minutos seque o local sem apertar e faça um curativo usando uma compressa limpa. O paciente deve beber bastante água e tomar algum remédio para dor.

Queimaduras de segundo grau – como socorrer

São atingidas a epiderme e também a derme. Para socorrer deve-se usar água para resfriar o local. E seguir os mesmos passos da queimadura de primeiro grau, ou seja, quando a vítima sentir as dores amenizarem deve-se secar o local sem esfregar ele e fazer curativo usando compressa limpa.

Queimadura de terceiro grau- como socorrer

As queimaduras de terceiro grau são graves, pois atingem todas as camadas da pele.

Deve-se tirar as roupas e acessórias da vítima, caso isso não interfira nas lesões e resfriar as lesões usando água. Use água corrente apenas em lesões pequenas, nas maiores pode usar compressas. Quando as queimaduras atingirem uma boa parte do corpo é preciso manter a vítima aquecida. A vítima deve ser imediatamente encaminhada para um hospital.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Saúde Certo © 2012 Todos os direitos reservados